Como identificar a nova etiqueta CE de acordo com a nova norma EN1279-2018 para unidades de vidro isolante

Todos os fabricantes de vidros duplos e triplos têm até 31 de dezembro de 2020 para se adaptarem à nova norma europeia EN1279-2018 que incide sobre o fabrico de vidros isolantes. Os fabricantes da marca de vidro isolante Guardian Select superaram as alterações regulamentares. Assim, para facilitar a tarefa de identificação desta nova etiquetagem no mercado, a Guardian Glass dá-nos algumas indicações.

Para caracterizar e identificar o vidro isolante fabricado, é utilizada a etiqueta que acompanha a unidade de vidro duplo ou triplo, que será colocada no produto de forma visível, legível e indelével, como consta no Regulamento UE nº 305/2011. Além disso, são orientações úteis ao utilizador final na identificação das soluções de vidro, de acordo com as suas necessidades.

Da mesma forma, a etiqueta CE deve identificar a atualização correta da norma EN 1279-2018, além de outros elementos, como o nome e endereço registado do fabricante, o código único de identificação do tipo de produto, o número de referência da declaração de desempenho, o nível ou classe de desempenho declarado, a referência ao número da especificação técnica aplicada, o número de identificação da entidade a notificar, se aplicável, e a utilização prevista.

Esta mudança regulamentar afeta o desempenho dos produtos fabricados pelos profissionais da Guardian Select?

A resposta é não. Além do mais, podemos até afirmar que a alteração regulamentar melhora o produto final. Esta norma passou por uma evolução natural nos processos e controlos de qualidade de fabrico de vidros isolantes. Um produto e processos que evoluíram consideravelmente nos últimos anos, sendo agora o momento em que os regulamentos europeus os contemplam, incluindo conceitos como revestimento de vidro, características do gás árgon, tipos de espaçadores, vidros estruturais, etc.

Para saber quais os benefícios do vidro isolante, criámos o novo Catálogo Guardian Select 2020. Com uma boa recepção no setor à sua anterior edição, é agora relançado como uma ajuda aos profissionais no momento da escolha do tipo de vidro. Um documento melhorado e ampliado, sobretudo, no que diz respeito aos níveis de segurança que exigimos do vidro e que poderá ser consultado online aquí.  

Si te ha gustado… ¡comparte en redes sociales!