Conselhos de especialistas: orientações para escolher um bom vidro isolante

O vidro geralmente representa 70-80% da superfície da janela; e a escolha correta é um dos fatores fundamentais para alcançar maior conforto e economia através de janelas de qualidade. Com este objetivo, foram criadas composições denominadas Unidades de Vidro Isolante, habitualmente conhecidas como UVI. 

Nas UVI utilizam-se vidros duplos ou triplos, formados por dois ou três vidros separados por uma câmara de ar ou de gás árgon de espessura mínima. No entanto, nem todos os vidros isolantes são iguais. Uma boa seleção dos componentes pode fazer uma grande diferença em termos de bem-estar dentro da casa do consumidor e na poupança energética. Há que ter em conta:

1. Pensa-se erradamente que a presença de gás árgon entre as distintas camadas de vidro é fator determinante na obtenção de elevado desempenho isolante, quando na realidade a sua capacidade de isolamento térmico é apenas ligeiramente melhorada (valor U). 

2. Da mesma forma, os vidros triplos, por exemplo float 4/16 / float 4/16 / float 4 ou na versão laminada, também não melhoram significativamente o desempenho de isolamento (com um valor U de 1,8 W / m2K).  

3. O desempenho de isolamento térmico mais notável é o que oferece uma janela dupla com uma lâmina de vidro que poderia atingir até 1,1 W / m2K, sem a necessidade de aumentar para três vidros. 

4. Em países quentes como Espanha ou Portugal, não há que levar em consideração a necessidade de controlo solar. Existe, no âmbito do vidro de revestimento, uma gama de vidros de baixa emissividade, como o ClimaGuard. 

5. É possível ter um vidro de baixa emissividade que mantenha a temperatura interna da casa, mas que também pode adicionar os ganhos de calor que o sol gera. Neste caso, pode até se criar um “efeito estufa” indesejado, atingindo temperaturas mais altas no interior do que fora. Há casos, em zonas climáticas não muito quentes, com uma temperatura interior de 40ºC quando se registam 24ºC no exterior. Portanto, um vidro de baixa emissividade com tratamento de controlo solar é recomendado, como é o caso do Guardian Sun.

Nem todos os vidros isolantes são iguais.Uma boa seleção dos componentes pode fazer uma grande diferença em termos de bem-estar dentro da casa do consumidor e na poupança energética

E a que profissionais devemos recorrer? É aconselhável selecionar profissionais reconhecidos e experientes que ofereçam uma garantia de instalação de acordo com as normas em vigor. As janelas necessitam de uma instalação adequada para assegurar o seu desempenho. E, acima de tudo, opte por um vidro isolante de qualidade. Existem muitos fabricantes de vidros duplos no mercado, mas nem todos cumprem os padrões de qualidade do vidro isolante Guardian Select®. Os vidros duplos e triplos Guardian Sun ou Guardian SNX60 da marca Guardian Select oferecem ainda uma garantia de 10 anos.

A rede GUARDIAN SELECT de fabricantes de vidros duplos ou triplos tem uma ampla cobertura geográfica, tanto em Espanha como em Portugal. Desta forma, garantimos que todos os profissionais das janelas podem ter o vidro isolante Guardian Select. 

Conheça os fabricantes selecionados do Guardian.

Si te ha gustado… ¡comparte en redes sociales!