Fabricantes de vidro isolante da Guardian Select entre os pioneiros a dispor de DAP

Fabricantes de vidro isolante da Guardian Select entre os pioneiros a dispor de DAP

Uma construção sustentável implica o uso de materiais e processos eficientes. Para a Guardian Glass, a sustentabilidade é uma palavra poderosa que se resume no compromisso da empresa pelo cumprimento das exigências da construção, mas também em ajudar a sociedade a melhorar o seu dia a dia proporcionando produtos e serviços de valor acrescentado com o menor consumo possível de recursos e procurando processos eficientes.

Desde a redução das emissões das suas instalações, até à melhoria na eficiência dos seus produtos, a Guardian Glass compromete-se com esta visão empresarial e procura ainda ajudar arquitetos, prescritores e outros agentes da cadeia de valor apoiando os seus projetos sustentáveis e melhorando a eficiência dos mesmos.

Segundo o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), o parque habitacional é responsável por 30% da energia final consumida em Espanha. Por isso, a melhoria da eficiência energética no setor da construção é um objetivo da União Euro-peia e dos seus Estados membros. Para além de conseguir uma redução da energia necessária para a utilização dos edifícios, também se pretende diminuir a quantidade de energia na sua construção. Um edifício desenhado e construído de uma forma sus-tentável reduz o uso de água, matérias-primas e energia ao longo do integral ciclo de vida do edifício.

Neste sentido, o uso da Declaração Ambiental do Produto (DAP) na análise do Ciclo de Vida dos edifícios permite selecionar os produtos com um menor impacto ambiental ao nível do parque edificado. As DAP ajudam, ainda, a obter créditos ou pontos nos certificados de sustentabilidade dos edifícios como o LEED ou BREEAM.

Uma Declaração Ambiental de Produto é um documento de caracter voluntário com informação objetiva e transparente que descreve, de forma detalhada, o impacto ambiental de um produto ou família de produtos, baseado em dados quantificados e verificáveis obtidos mediante um estudo da sua Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

A Guardian Glass dispõe de uma DAP verificada por uma entidade independente para a sua gama de vidros float, vidros laminados e vidros revestidos fabricados na Europa.

Além do mais, os fabricantes das unidades de vidro isolante Vidriera Arandina e Astiglass, sob a marca Guardian Select®, também apostaram na sustentabilidade, figurando entre as empresas pioneiras em Espanha a dispor de DAP para os seus vidros duplos e triplos.

A Guardian Glass dispõe de uma DAP verificada por uma entidade independente para a sua gama de vidros float, vidros laminados e vidros revestidos fabricados na Europa

Vidriera Arandina: www.lavidriera.com destacam-se pela sua grande capacidade de produção no fabrico de vidro isolante e prestam serviços tanto a grandes empresas de construção como a profissionais da ja-nela num amplo raio de ação.

Ampliaram recentemente a sua fábrica, tendo uma produção de vidro isolante que su-plantou os 240.000m2 em 2020. Para 2021, como prognostica Alejandro Velasco, Responsável de Qualidade e Compras, “a tendência será de crescimento e esperamos superar o valor histórico de 2019 que rondou os quase 260.000m2 de produção anual”. “Percebemos que, devido à pandemia”, continua, “existe um interesse crescente e pre-ocupação com melhorar o lar, seja o utilizador final, seja através dos nossos próprios clientes”.

A DAP da Vidriera Arandina atesta as composições de vidro isolante que incorporam o vidro float, laminados, temperado ou de película magnetrónica. Javier del Pozo, Responsável pela Gestão e Meio Ambiente da empresa, explica que “esta declaração re-flete o compromisso da Vidreia Arandina com o meio ambiente, a sustentabilidade, a melhoria contínua e a atenção ao cliente. É um ponto de partida para reduzir o impacto dos nossos produtos no meio ambiente e abre um novo horizonte para nós e para os nossos clientes, a fim de realizar projetos mais ambiciosos, nos quais a DAP é um requisito imprenscindível”.

A empresa encontra-se entre as pioneiras na certificação do gás árgon a 90%. “No ano passado adquirimos um novo equipamento de gás para melhorar a nossa produção e este ano notamos um crescimento exponencial na procura. Cerca de 20% de toda a nossa produção de unidades de vidro isolante já o usam”, dizem del Pozo e Velasco.

(Da esq. para a dta. Alejandro Velasco, Responsável de Qualidade e Compras e Javier del Pozo, Responsável pela Gestão e Meio Ambiente da Vidriera Arandina).

Da sua participação como licenciados da marca Guardian Select, ambos os responsá-veis asseguram estar muito satisfeitos. “Trabalhar sob a alçada da marca Guardian Se-lect® oferece um apoio importante; desde que a Guardian Glass nos trouxe uma gama de produtos de muito boa qualidade que temos vindo a melhorar todos os anos. Hoje, a Guardian é uma das marcas em volume mais importante em Espanha e Portugal fa-zer este percurso com a marca é uma garantia em todos os sentidos”.

 

 

Astiglass: www.astiglass.com, empresa de referência no fabrico de vidro isolante pela sua capacidade de produção em projetos estruturais de elevada complexidade técnica, a Astiglass produziu em 2020 mais de 120.000m2 de vidro laminado, cerca de 185.000m2  de vidro temperado e cerca de 125.000m2 de vidros duplos. A empresa destaca, não apenas a sua capacidade técnica, mas também a execução de projetos internacionais e de envergadura como, entre outros, o Downtown Panama 55 Street em Panamá, a reabilitação do Palácio Nacional do México, o Hotel Royalton na Jamaica ou o Centro Comercial Open Sky em Madrid.

Sobre a sua publicitação da DAP, Inmaculada Jiménez, Responsável de Qualidade e Riscos Laborais da empresa, recorda que este é um dos pontos chave da sua Política de Qualidade e Meio Ambiente: “a qualidade está orientada para a satisfação de todos os nossos clientes através do compromisso de toda a organização em cumprir com as suas necessidades e exigências, assim como os requisitos legais e normas próprias dos produtos. Ao realizar um estudo de mercado sobre as futuras necessidades para satisfazer os nossos clientes, detetamos que globalmente o setor da construção estava a encaminhar-se para a realização de edifícios sob condições ótimas de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente. Dispor desta DAP permitiu-nos disponibilizar aos nossos clientes a possibilidade de optar por ter certificações específicas de projetos concretos, relacionados com a sustentabilidade”. “Parecia-nos ainda fundamental”, acrescenta, “intensificar de forma contínua a nossa gestão do meio ambiente para obter melhorias no comportamento global da empresa, com um enfoque na sua análise do ciclo de vida”.

Além disso, a Astiglass sublinha o seu compromisso com o respeito pelo meio ambiente procurando a qualidade dos seus produtos, mas sem descuidar o impacto que estes podem gerar. Segundo nos dizem, cumprem as normas vigentes quanto ao tratamento de águas (dispõem de equipamento avançado para tratamento de águas residuais que funciona em circuito fechado para posterior reutilização); separação de resíduos por tipo (todos os resíduos industriais que geram são geridos em função da tipologia de cada grupo, tal como estabelece a legislação ambiental); e a otimização do consumo elétrico (otimizam os recursos ao máximo para conseguirem a maior poupança energética possível, tanto nos processos de fabrico como na climatização e iluminação). 

Quanto a pertencer à marca Guardian Select®, Inmaculada Jiménez assegura que “andar de mãos dadas com uma multinacional como a Guardian ajudou-nos a ter mai-or credibilidade como transformadora de vidro dentro do setor”. E conclui assegurando “estarem muito satisfeitos com o caminho conjunto feito ao longo dos anos”.

(Inmaculada Jiménez, Responsável de Qualidade e Riscos Laborais).

Por seu lado, Estíbaliz Berrio, responsável da marca Guardian Select® para Espanha e Portugal, explica que é “uma verdadeira honra ter como membros da marca de vidro isolante Guardian Select® empresas como Vidriera Arandina e Astiglass, já que são de referência no mercado pelo seu compromisso com a qualidade e evolução constante na melhoria do processo de produção”. “A sua aposta na DAP”, acrescenta, “é um bom exemplo de como antecipar as necessidades dos clientes que procuram, cada vez mais, a transparência das empresas e um compromisso com a sustentabilidade”.

A rede de fabricantes de vidros duplos e triplos GUARDIAN SELECT® tem uma ampla cobertura geográfica tanto em Espanha como em Portugal. Desta forma, asseguramos que todo o profissional de janelas possa dispor de vidros isolantes Guardian Select®. Pode conhecer os membros que a integram em https://www.guardianselect.pt/.

Si te ha gustado… ¡comparte en redes sociales!